Leida (em neerlandês: Leiden, antigamente escrito como Leyden) é uma cidade e comuna neerlandesa localizada na província Holanda do Sul. Conta com 118 070 habitantes, de acordo com o censo de 2006 e é a quinta cidade mais populosa da província. A cidade faz parte da conurbação Randstad.
A cidade é famosa pela sua universidade, museus e sua gloriosa história. O espírito da Era de Ouro vive em Leida, o lugar onde nasceu Rembrandt e que inspirou diversos outros pintores. E mesmo depois dessa Era, a cidade continuou a atrair cientistas, artistas e indústrias. Os canais, os prédios históricos, os tesouros de conhecimento, cultura e ciência: Leida vale uma visita.
A cidade, no final do século 15, era a maior da Holanda. Mas o século 16 trouxe a perseguição aos protestantes e, mesmo com resistência, a dominação espanhola sobre a população da cidade. Leida sobreviveu a fome e doenças e conseguiu expulsar as tropas espanholas em 3 de outubro de 1574. Conhecido como 'the Relief of Leyden', o dia ainda é comemorado em uma grande festa. A cidade também ganhou como recompensa da vitória contra os espanhóis a sua Universidade. Foi então que Leida prosperou e sua indústria renasceu com novos produtos, técnicas, capital e trabalhadores dedicados. O século 18 trouxe novas dificuldades, como a guerra orquestrada por Napoleão e uma catástrofe que matou pelo menos 160 pessoas, quando um navio com explosivos explodiu. A cidade começou a se recuperar depois de 1815. Leida aumentou sua população e cresceu, diversificou sua indústria, novos setores emergiram, o final do século 20 trouxe uma transformação imensa na cidade: as indústrias começaram a desaparecer e a taxa de desemprego aumentou, mas diversas companias de alta tecnologia fizeram um investimento na população. Hoje, Leida tem uma taxa de desemprego baixíssima e uma das mais educadas populações da Holanda. Leida se tornou uma beleza histórica e cultural. O centro da cidade foi restaurado, e os monumentos e museus ainda atraem muitos turistas que apreciam o charme único de Leida.
Falando em museus, são três museus nacionais dentre muitos outros, e a maior parte deles não fica a mais de 15 minutos da estação central. Leida possui o Museu Nacional de Antiguidades, Museu Nacional de Etinologia e o Museu Nacional de História Natural. Há também o jardim botânico que é parte da Universidade. Ah sim! Dê uma passada no Museu dos Moinhos de Vento, suba as escadas de um deles e aproveite a vista da cidade de Leida.
Aconselho meus leitores a conhecerem também o castelo de Leida, um lugar simplesmente maravilhoso e que proporciona uma vista magnífica da cidade.
|
Museu Nacional de Antiguidades |
|
Museu Nacional de Etinologia |
|
Museu Nacional de História Natural |
|
Jardim Botânico |
|
Windmill |
|
O Castelo de Leida |
Uma curiosidade: sabia que a cidade de Leida está decorada com 'Wall Poems', são poesias de diversas partes do mundo escritas em muros da cidade, parte de um projeto iniciado em 1992 com o poema da russa Marina Tsvetajeva. Foi o poema que iniciou a série que só se completou em 2005. Colocar os poemas e poesias nos muros foi uma iniciativa privada da fundação 'Tegen-Beeld' de Ben Walenkamp e Jan-Willem Bruins.
E para finalizar, como deixar meu leitores sem Queen? Nossa banda favorita tocou em Leida diversas, como em 1982, 1984 e 1986. Fez três shows lá na Magic Tour (1986), nos dias 11, 12 e 19 de junho. Os três shows foram EXCELENTES, com as melhores performances de diversas músicas na tour:
A melhor versão de Tear It Up
Uma das melhores versões de A Kind Of Magic
Uma das melhores versões de Who Wants To Live Forever
A melhor versão de Bohemian Rhapsody da Magic Tour
Então, vamos? ~Ç
|
Leiden, por Rembrandt |
Fontes e mais informações