29.12.12

Ubatuba, SP

Situada no litoral norte do Estado de São Paulo, este é um local privilegiado pela natureza. Parece que tudo era azul e verde quando foi concebida. A riqueza e exuberância da Mata Atlântica é de dar inveja para qualquer outra cidade. Ubatuba é uma cidade com muito a oferecer.


Sua história começa com os índios Tupinambás. Em 1563, o Padre Anchieta promove junto aos índios a chamada Paz de Iperoig, que impediu os silvícolas de destruir as Vilas de São Paulo e São Vicente. Com a paz firmada, o Governador Geral do Rio de Janeiro, Salvador Corrêa de Sá e Benevides, tomou providências para colonizar a região, enviando os primeiros moradores para garantir a posse da terra para a Coroa Portuguesa. O povoado conseguiu sua emancipação político-administrativa e foi elevado à categoria de Vila em 1637, com o nome de Vila Nova da Exaltação à Santa Cruz do Salvador de Ubatuba. Daí por diante, a Vila cresce e passa a cidade, acompanhando o ciclo do café e do ouro, e sempre mantendo uma das mais lindas paisagens do litoral brasileiro. (Conheça mais sobre a história da cidade clicando aqui)


A Praia da Enseada é uma das que mais contém leitos em Ubatuba. Vários hotéis e pousadas estão no local, garantindo ao turista um boa opção na escolha de um local para passar o fim-de-semana ou as férias. A praia é tranquila, assim como suas águas, tornando-se um ótimo local para a família toda, pois não tem o incômodo dos surfistas ou o perigo das águas turbulentas. Vários restaurantes nas proximidades, bem como mercados, sorveterias e outros comércios garantem a autonomia de quem fica por lá.


A praia da Lagoinha tem areia bem compactada, com águas calmas, é indicada para banho e esportes náuticos. Passeios de barco saem da foz do Rio Lagoinha para as ilhas e a praia Grande do Bonete.


A Praia Grande é a mais cobiçada pelos turistas que chegam à cidade, seja durante a temporada ou na baixa estação. Por ser perto do centro e ter a melhor infra-estrutura de Ubatuba, como sanitários, restaurantes, amplos estacionamentos e posto Salva-Vidas, a Praia Grande é a que atrai o maior número de banhistas. Além da ótima estrutura, é muito bonita, tem águas claras e boas ondas (o que atrai também muitos surfistas). Seus quiosques costumam tocar músicas o dia todo.


Muitas das outras praias são tombadas e seu acesso é feito por meio de trilhas ou barco. Bons exemplos são a Praia Saco das Bananas, Praia das Sete Fontes, Praia do Grande Bonete, Praia Figueira e muitas outras.


As ilhas não deixam por menos. Muitas são frequentemente visitadas pelos mergulhadores e por aqueles que não dispensam uma aventura. (Você pode checar a lista das ilhas clicando aqui).



Nessas férias, espero que vocês se divirtam muito! Fica mais uma dica de viagem.

Foto: Bruno Gorski

Foto: Bruno Gorski

Foto: Bruno Gorski

Um comentário: