17.8.11

Galápagos

Localizado a 1000 km longe da costa do Equador, este misterioso e fascinante arquipélago é composto por 13 ilhas grandes, 6 pequenas e mais de 40 ilhotas. Todo o arquipélago tem uma extensão total de 8.010 km².

O Arquipélago de Galápagos é único em fauna, flora e relevo. É até difícil acreditar nos pinguins sob sol escaldante, nas tartarugas gigantes de 300 quilos ou nas iguanas não menos monstruosas fazendo pose sobre a rocha vulcânica. Tudo isso parece, realmente, de outro planeta. As ilhas Galápagos foram tombadas pela UNESCO em 2007.

Formado por erupções há 5 milhões de anos no meio do oceano Pacífico, o arquipélago nunca foi conectado a nenhum continente. Os seres que alcançaram esse fim de mundo desenvolveram características próprias: 90% das espécies de répteis são exclusivas de lá, bem como metade das 58 espécies de pássaros. O próprio nome Galápagos veio de uma espécie endêmica: as tartarugas tamanho-família (15 mil delas), que podem ser vistas andando sem pressa nas ilhas Santa Cruz, San Cristóbal e Isabela.

O lugar se torna ainda mais especial sabendo-se que o naturalista inglês Charles Robert Darwin (1809-1882) passou cinco semanas no arquipélago observando e anotando tudo o que via. A estada foi uma das escalas da jornada marítima de cinco anos ao redor do planeta. A análise que fez sobre o ecossistema rendeu boas páginas ao clássico "Viagem de um Naturalista ao Redor do Mundo" (1835) e hoje, a ilha de Santa Cruz abriga, além da maior população do arquipélago, a Estação de Pesquisas Charles Darwin.

Na ilha Genovesa, uma das poucas que fica ao norte da linha do Equador, milhares de pássaros entopem o céu da baía em forma de ferradura.
E o clima amistoso entre homens e animais permite que o banhista nade com as focas na ilha Santiago. No límpido oceano, não há como reclamar da solidão: sempre existe companhia, ora de tubarões, ora de raias, ora de numerosos cardumes coloridos e estrelas-do-mar.
Na ilha de São Cristóvão, o destaque são as praias e locais de mergulho, em meio aos corais.
Em terra firme, o mirante da ilha Bartolomé desvenda uma paisagem vulcânica incrível, o visual mais fotografado de Galápagos.
Na capital do arquipélago, Puerto Baquerizo Moreno, vale ir ao porto natural e ao Centro de Interpretação da Natureza, com animais empalhados.
Voltando a Santa Cruz, outro ponto de interesse é Puerto Ayora, com suas montanhas e túneis de lava, que abrigam populações de tartarugas. Ao longo da costa, também há iguanas e outros animais exóticos, como na região de Cerro Dragón, mais conhecida por sua lagoa de flamingos.
Na Ilha Isabela, podemos ainda visitar o Vulcão do Lobo, o ponto mais alto do arquipélago, com 1707 metros de altura. De lá, pode-se seguir para as praias, as baías cristalinas ou lagoas costeiras.

Mas antes de planejar sua viagem a este local de sonho, informe-se bem sobre o "pode-não-pode" do lugar: não é permitido levar conchinhas e nem mesmo areia de uma ilha a outra, assim como também há um limite para o número de turistas em cada dia.









Vamos? ~Ç

Um comentário:

  1. É muito, muito, muito lindo! *__*

    Own, são fotos perfeitas. D'um lugar perfeito. Amei. Temos que ir ~Ç

    ResponderExcluir