22.2.12

Lençóis Maranhenses

De tanto levar meus leitores para passear por países distantes... Tristemente percebi meu descaso por roteiros nacionais! E o Brasil, os não-nacionalista concordarão também, é um país de belezas sem fim. A política tem suas falhas, mas nosso país não se compara a nenhum outro no quesito cultura. País de misturas, de diversidades e biodiversidade.


Por isso hoje deixarei para vocês meu roteiro para os Lençóis Maranhenses. Situados no litoral oriental do Maranhão, estado do Nordeste brasileiro, esse deserto molhado envolve os municípios de Humberto de Campos, Primeira Cruz, Santo Amaro e Barreirinhas, sendo que neste último é onde está o principal portão de entrada. O Parque Nacional dos Lençóis é um Paraíso ecológico com 155 mil hectares de dunas, rios, lagoas e manguezais. Raro fenômeno geológico, a natureza levou alguns milhares de anos para criar na região chuvosa uma imensidão de areia. As águas pluviais formam então a grande beleza dos Lençóis. O Parque é dividido ao meio pelo Rio Preguiças, criando os Grandes Lençóis e Pequenos Lençóis.


São lagoas espalhadas pelo deserto, como a Lagoa Azul e Lagoa Bonita já são famosas pela beleza e condições de banho. As dunas são altas e limitam as águas criando verdadeiros oásis brasileiríssimos. Vale lembrar que a areia e as águas da chuva criam tons de verde e azul únicos. Os povoados de Caburé, Atins e Mandacaru são pontos de visita obrigatórios.
Os meses em que mais chove são março, abril e maio. Em junho, julho, agosto e setembro as lagoas estão com seu estoque máximo de água. Algumas delas chegam a ter até cinco metros de profundidade e dois quilômetros de extensão. É a melhor época para visitar a região.

Algumas paradas adicionais são sugeridas pelo site Turismo do Maranhão:

Praias - Ponta do Mangue, Moitas, Vassouras, Morro do Boi, e Barra do Tatu são algumas das belas praias que esperam pelo turista em Barreirinhas. Chega-se de barco a todas elas, partindo-se da sede do município.
Mandacaru - Vila de pescadores onde a maior atração é um farol de 54 metros de altura, de onde se tem um belo visual do parque.
Caburé - - Um delicioso refúgio onde o visitante pode tomar banho de mar e tirar o sal do corpo em água doce. Boa opção de pernoite. Existem chalés e boa comida.











Visitar a paisagem magnífica é uma obrigação. E, convenhamos, um prazer. Vamos? ~Ç

3 comentários:

  1. Maravilhosa rendição... lindo demais! Parabéns pela escolha "verde-amarela" do roteiro dessa vez... esperamos mais, viu?! Bjs.

    ResponderExcluir