1.2.12

A Trilogia Millennium

O sueco Stieg Larsson não teve tempo de ver o sucesso de sua trilogia, que já vendeu mais de 60 milhões de exemplares ao redor do mundo. Entregou na editora os três livros e, pouco depois, em novembro de 2004, faleceu com 50 anos vítima de ataque cardíaco. Stieg Larsson foi fundador e editor-chefe da revista sueca Expo, que denuncia grupos neofascistas e racistas. Especialista na atuação das organizações de extrema direita em seu país, é coautor de Extremhögern, livro no qual põe o assunto em evidência.

Os livros da Trilogia Millennium, a grande obra de Larsson, são Os Homens que Não Amavam as Mulheres, A Menina que Brincava com Fogo e A Rainha do Castelo de Ar (Títulos originais em sueco: Män som hatar kvinnor, Flickan som lekte med elden e Luftslottet som sprängdes). Um dos segredos de tanto sucesso é a forma original com que Larsson engendra a trama, conduzindo-a por variados aspectos da vida contemporânea: do universo muitas vezes corrupto do mercado financeiro à invasão de privacidade, da violência sexual contra as mulheres aos movimentos neofascistas e ao abuso de poder de uma maneira geral. Outro é a criação de personagens extremamente bem construídos e originais, como a jovem e genial hacker Lisbeth Salander, magérrima, com o corpo repleto de piercings e tatuagens e comportamento que beira a delinquência. O terceiro é a maestria em conduzir a narrativa, repleta de suspense da primeira à última página.

O filme foi lançado na Suécia em 2009, dirigido por Niels Arden Oplev. Em 2011, co-produzido por  Estados UnidosSuéciaReino Unido e Alemanha, é lançado The Girl With The Dragon Tattoo (Millennium - Os Homens que Não Amavam as Mulheres, no Brasil) [site oficial], dirigido por David Fincher, ambos baseados no livro de Larsson.

Fica minha dica de cinema, e, preferencialmente, de leitura! ~Ç



Trailer do filme dirigido por David Fincher:  The Girl With The Dragon Tattoo.


2 comentários:

  1. O primeiro filme foi épico, quero logo o segundo. ~Ç

    ResponderExcluir
  2. Todos queremos! Logo sairá o segundo... Vamos assistir em Campinas da próxima vez? ~Ç

    ResponderExcluir