15.10.12

Os Infratores

A Lei Seca nos EUA, nos anos 20 e 30, trouxe à tona os gângsters e contrabandistas de bebidas alcoólicas que encontraram nesse comércio uma infindável fonte de lucro. É nesse contexto que estão inseridos os irmãos Bondurant. O nome dos irmãos ecoa pelo estado da Virgínia, sempre acompanhado de mitos, principalmente o de que eles seriam imortais, nada poderia matá-los. A trama vai nos mostrando a história da família, o trabalho ilegal, a lealdade, a violência. E do outro lado, a lei, cada vez mais corrupta.
Baseado no livro de Matt Bondurant, neto de Jack Bondurant (a personagem principal), The Wettest Conty in the World, Os Infratores é dirigido por John Hillcoat e roteiro de Nick Cave. O elenco é de fazer inveja: como líder do grupo, Forrest Bondurant é interpretado por Tom Hardy; Jason Clarke é Howard Bondurant, o mais velho; e o caçula da família, em torno do qual gira a trama, é Jack Bondurant, personagem de Shia LaBeouf. O representante da polícia corrupta e do poder corrompido é Charlie Rakes, belissimamente interpretado por Guy Pearce. Na minha opinião, nenhum dos atores deixou a desejar.
O filme, como um todo, é fantástico. Talvez a violência seja muito mais marcante, mas você também tem o suspense, o contexto histórico, e até um ensaio de romance. A história dos Bondurant é intensamente marcada pela idolatria da máfia americana. Jack, o caçula, traz consigo esta característica. Por isso, a última cena do filme é tão simbólica. Tudo deve acontecer no escuro, sem nomes, sem fama, sem supervalorização da violência, sem ídolos criminosos ou heróis marginalizados. Citando Forrest Bondurant: "Não é o dinheiro. É só uma questão de valores".
Recomendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário