25.5.13

Florianópolis, SC


Florianópolis foi nomeada pela revista semanal brasileira Veja de “o melhor lugar para se viver no Brasil”, por isso nada mais natural do que os turistas quererem conhecê-la também. E eles vão mesmo. Florianópolis é um destino florescente por suas praias perfeitas, excelente surfe, frutos do mar deliciosos e a justaposição de uma cidade grande moderna com fortificações coloniais do século XVI e mercados e parques tranquilos.
O texto, extraído do TripAdvisor, traz grandes indicações do que é conhecer Florianópolis, um lugar para se apaixonar, para aproveitar as praias, as cachoeiras, as trilhas. Lugar para conhecer a histórias, passear, se impressionar com as belezas naturais, as ruínas de edificações imponentes, e - não menos importante -, um ótimo lugar para comer frutos de mar deliciosos ouvindo as ondas quebrarem na areia. Pode haver no mundo uma sensação mais gostosa do que essa?

Uma das primeiras praias que quero apresentar aos viajantes é a Barra da Lagoa. Oficialmente, a praia da Barra da Lagoa conta com 650m. No entanto, a falta de algum acidente geográfico que a separe da praia do Moçambique faz com que a orla tenha mais de 8km de extensão, propiciando longas caminhadas nas areias brancas e finas. O mar possui ondas suaves, que permitem a prática do surfe mas não assusta os banhistas mais inseguros. Isso acontece porque as grandes ondas provocadas pelo mar aberto são freadas pela correnteza do Canal. De qualquer maneira, um posto Salva-Vidas mantém a ordem na praia.
Outra atração é a Ponte Pênsil que passa por cima do Canal da Barra. Do outro lado, uma pequena trilha que passa entre os casebres da comunidade dá acesso à Prainha, uma pequena enseada cercada por enormes rochas e sítios arqueológicos.



Outra praia, com 1,9 quilômetro de areia clara e fina, é Ponta das Canas. Caracteriza-se como uma praia de águas calmas e mansas. Localizada a 34 quilômetros do centro, possui uma ativa colônia de pescadores, com restaurantes à beira do mar. Além disso, um caminho com cerca de 300 m que deve ser percorrido a pé, liga Ponta das Canas à Lagoinha, outra praia de mar calmo e águas límpidas. São menos de 800 metros de praia e, mesmo assim, a Lagoinha é destino certo de muitas famílias. Isso porque a temperatura da água é agradável, as poucas ondas são calmas e a faixa de areia clara e fina constituem diversão garantida para os pequenos.



Ao sul de Floripa encontramos o Morro das Pedras. O espetáculo é imperdível, com ondas sempre agitadas chocando-se contra às pedras e lançando água a metros de altura! Toda a beleza do Morro das Pedras se evidencia, ainda mais, numa visita à Casa de Retiro dos padres jesuítas, construída no topo de uma colina com pedras extraídas do próprio local. O visual, inesquecível, demonstra que a praia permanece intacta, sem construções ou quiosques à beira-mar.



Ao sul também encontramos Lagoinha do Leste. Um dos últimos redutos de Mata Atlântica ainda preservados em Florianópolis, o Parque Municipal da Lagoinha do Leste, foi criado por lei em 1992 e compreende uma área de 453 hectares de beleza exuberante. A melhor maneira de chegar à Lagoinha do Leste é a pé. Há dois caminhos. Segundo o Guia Floripa, você pode fazer a caminhada em uma hora a partir da comunidade do Pântano do Sul, passando pelo meio do mato e dos morros. É o acesso mais utilizado pelos visitantes. O chão é pedregoso e irregular, mas fácil de andar se você prestar atenção onde pisa. Depois da subida, tem-se a surpresa de uma vista fabulosa da Lagoinha. Aí é só descer e afundar os pés na areia da praia. Ou pode pegar o caminho mais longo: começar na Praia da Armação, atravessar um córrego até a praia do Matadeiro e pegar a trilha que vai pela encosta do morro na direção norte-sul, margeando pelo alto do costão à beira-mar. Dá para chegar em duas horas e meia a três horas, num passeio de cartão postal.



E para finalizar, a Praia da Solidão. Bem ao meu estilo, já se pode esperar aquele cenário verde intocado, natureza em toda sua forma exuberante. Chamada pelos mais antigos de Praia do Rio das Pacas, a Solidão, é uma pequena enseada entre a Costa de Dentro e o Saquinho, local onde as pacas eram abundantes.
Hoje, a praia é considerada uma das mais belas paisagens de Santa Catarina por ser um paraíso quase que intocado. O belo cenário, apresenta um visual de areia branca, águas claras e cercado de verdes morros de Mata Atlântica. Entre as árvores, no fim da faixa de areia, é possível se refrescar em um banho de cachoeira que forma uma piscina limpa, de água natural. Junto com o rio que desemboca no mar da praia da Solidão, a cachoeira é a melhor opção para as crianças que evitam as ondas do mar agitado.



Para não dizer que não recomendei nenhum hotel, essa gracinha me conquistou!



É o Backpackers Sunset, a passos da Praia Mole, Joaquina, e com uma vista impagável da Lagoa da Conceição. Fica a dica. =)


Visite, explore, conheça Florianópolis.


Fontes:
http://www.guiafloripa.com.br/turismo/praias/index.php3
http://www.visitefloripa.com.br/onde-ficar/backpackers-sunset-.html

Para mais informações sobre atrações:
http://www.visitefloripa.com.br/coisas-para-fazer.html

Um comentário:

  1. PONTA DAS CANAS!! É QUASE... PUNTA CANA!

    Amei o roteiro. Só praia linda pra todo lado. E o melhor: Punta Cana (Ponta das Canas pros menos íntimos) é ligada com a Lagoinha!!! UBATUBA!

    Agora eu entendo melhor a geografia da America. Cancun é ligada em Lagoinha, que por sua vez, sai em Floripa. ~Ç

    ResponderExcluir