Mikhail Baryshnikov, nasceu em 1948 e foi aluno da escola do Mariinski, estreando-se em 1967; passados apenas três anos já era primeiro bailarino da companhia.
Em 1974, durante uma tournée pelo Canadá, pede asilo político, tornando-se num brevíssimo espaço de tempo, a maior estrela do ballet norte americano, e principal bailarino do “American Ballet Theatre” entre 1974 e 1978, para o qual criou várias obras. Fundindo diversos estilos, Baryshnikov foi a estrela do New York City Ballet de 1978 a 1980.
Em 1998 surpreendeu o público com um espectáculo de criações contemporâneas. Segundo as suas próprias declarações: “O ballet clássico é para jovens. O que mais me fascina na dança contemporânea é a possibilidade de interpretar a nossa própria idade”.
Atua no cinema em numerosos filmes (“Momentos de decisão”, “O sol da meia-noite” [do qual foram tirados os vídeos acima], entre outros) e de 1990 a 2002, Baryshnikov funda e torna-se diretor da White Oak Dance Project, através da qual se dedica a obras modernas e contemporâneas.
Mikhail Baryshnikov é considerado o maior bailarino do mundo.
“Não tento dançar melhor do que ninguém.
Tento apenas dançar melhor do que eu mesmo”
Nenhum comentário:
Postar um comentário