Summer of '42 é um filme estadunidense de 1971, do gênero drama romântico, dirigido por Robert Mulligan. A história retratada no filme realmente aconteceu com o roteirista Herman Raucher (Hermie) quando adolescente, e ele manteve o nome verdadeiro nos personagens quando decidiu escrever o roteiro.
Sinopse
O filme relata as férias de verão de três garotos na ilha de Nantucket, no ano de 1942. Hermie, um dos garotos, apaixona-se por Dorothy, uma mulher mais velha e carente, cujo marido está ausente, servindo como piloto na II Guerra Mundial.
O filme começa com granulações sobre fotografias, de forma um tanto distorcidas, tendo ao fundo uma música melódica ao piano, representando recordações ainda abstratas de Herman Raucher -- que não aparece -- um judeu do Brooklin, de meia-idade. Quando a apresentação encerra, encontra-se Herman nos dias atuais (1971, de acordo com o enredo), observando o mar e a ilha de Nantucket, recordando-se do verão que vivera ali, em 1942.
Surge então, em flash-back, o dia em que "Hermie", então jovem adolescente, e seus amigos -- o jocoso Oscy e o nerd introvertido, Benjie -- correm e brincam pelas areias desertas da praia. No meio das brincadeiras, os três encontram-se com um jovem soldado recém-casado, que leva sua esposa para sua casa, isolada na praia. Os meninos sentem-se hipnotizados pela beleza dela, especialmente Hermie, que não mais consegue tirá-la do pensamento.
Depois que o filme foi lançado, o roteirista recebeu diversas cartas de mulheres, dizendo serem a verdadeira Dorothy, e uma das cartas era realmente da verdadeira, onde ela lhe contava que tinha casado outra vez, que era feliz e que já era avó. Foi a primeira e última vez que ele teve notícias da mulher após aquele verão.
O filme venceu o Oscar de 1972 na categoria de melhor trilha sonora, assinada por Michel Legrand. E, no mesmo ano, Michel Legrand recebeu o troféu Anthony Asquith pela música do filme.
O porquê.
Assiste comigo? ~Ç
Assistiremos! S2'
ResponderExcluir