9.5.11

Um tour automobilístico pela Alemanha


                   A paixão por carros é compartilhada por pais e filhos desde os primeiros anos de vida da maioria das crianças, durante as brincadeiras com as miniaturas de grandes modelos já admirados pelos pais. A partir da infância, a paixão torna-se um objeto de desejo e as pequenas réplicas dos automóveis deixam o posto de “brinquedos preferidos” e passam a parte de grandes coleções com réplicas em miniatura da BMW, Volkswagen, Porsche, Mercedes Benz, entre outras.

                   Para os mais devotos à paixão, conhecer de perto os modelos preferidos pode ser a realização de um sonho. Pensando nisso, a TT Operadora, empresa especializada na venda de pacotes turísticos para a Europa, preparou roteiro inesquecível para o Dia dos Pais. O programa “Alemanha sobre Rodas” visita os principais museus automobilísticos da Alemanha em passeio de nove dias, passando por Frankfurt, Goslar, Wolfsburg, Leipzig, Nuremberg, Munique, Stuttgart e Heidelberg.

                   Durante a viagem, além do passeio pelas cidades históricas da Alemanha, o turista conhecerá parques, jardins, esplêndidos palácios, construções em diversos estilos arquitetônicos e museus imperdíveis. Um deles é dedicado à vida e obra do músico Johann Sebastian Bach, em Leipzig. Mas o roteiro “sobre rodas” começa na chegada ao “coração financeiro” alemão, Frankfurt, sede da mais importante feira automobilística do mundoo Salão Internacional do Automóvel.


                   O Salão de Frankfurt é a maior e mais importante de todas as exposições automobilísticas, revezando-se ano a ano com o Salão de Paris. Para dar uma idéia, os expositores ocupam dez pavilhões, alguns com mais de um andar. Mercedes, BMW e Grupo VW, os principais anfitriões, ocupam um pavilhão cada. Para transitar entre os pavilhões dessa "cidade automotiva", há esteiras rolantes e vans.

                   A primeira parada é na “Autostadt Wolfsburg”, cidade da Volkswagen. Lá foi instalada a primeira fábrica da montadora, inicialmente projetada para produzir o Fusca, criado por Ferdinand Porsche. A Autostadt se divide entre o centro de entrega de automóveis aos clientes, o que inclui as duas torres do estoque, pavilhão para cada marca do grupo — a própria Volkswagen, Audi, Bentley, Lamborghini, Skoda e Seat —, museu chamado c (Casa do Tempo), que conta a história do carro, e o KonzernForum (Fórum do Grupo), onde fica a recepção, o parque infantil, lojas e restaurantes.







                   Em Nuremberg, um dia de conhecimento sobre a história das locomotivas mais famosas da Europa. O Museu DB, inaugurado em 1899 como Museu Real das Ferrovias da Baviera, é o mais antigo desse tipo no País. Sua surpreendente coleção de veículos ferroviários históricos – que vão desde o “Adler” (águia), à primeira locomotiva a vapor alemã, até o ICE (InterCityExpress – Expresso Inter-Municipal) – está em exposição no prédio principal e no salão dos veículos, dentro da base do museu. Com 160 veículos, toda a história das ferrovias alemãs está contemplada ali, assim como todos os diferentes tipos de veículo de tração e outros já utilizados nas ferrovias alemãs.





                   Depois da nostalgia, a viagem chega à Munique, ao mundo BMW. A fabricante de automóveis investiu cerca de meio bilhão de euros no espaço que fica ao lado da Torre BMW. Tudo produzido pela empresa está exposto no espaço. Há também motores, turbinas, aeronaves, motocicletas e veículos concebidos pela marca.

                   Os veteranos do Rally Paris-Dakar ficam orgulhosos ao lado das históricas motocicletas de corrida do período pré-guerra. Carros de passeio ficam ao lado de máquinas de Fórmula 1 e edições especiais, como os carros artísticos da BMW, criados por artistas famosos nos últimos 40 anos, que ficam lado a lado com os veículos usados em Hollywood. Esses e mais 400 veículos e modelos são testemunho apaixonante da trajetória bem-sucedida da marca.







[Pena que a TT Operadora não faz tal sugestão, mas pertinho de Munique, em Ingolstadt,  está o Audi Museum Mobile. É uma construção de cristal de 23 metros de altura e conta com aproximadamente 50 veículos e 30 motocicletas. Acho que deveria entrar como um passeio alternativo. ^^"]




                   Depois da visita, continuação até Stuttgart, capital do estado de Baden Wurtenberg, onde será realizada visita ao sensacional mundo Mercedes-Benz. O museu dispõe de 160 veículos e 1.500 objetos expostos aos visitantes pelos nove andares do prédio. Trata-se, mundialmente, do único museu com capacidade para mostrar 120 anos de história da indústria automotiva.

                   Um elevador leva o visitante até ao nível superior, de onde duas rampas em forma de espiral descem através dos nove andares até ao ponto de partida (entrada), representando, metaforicamente, a história da marca. Ao longo do primeiro percurso, há sete áreas designadas como “Legend Areas”, que relatam a história da Mercedes cronologicamente. O segundo percurso congrega a enorme exposição de veículos, dividida em cinco áreas distintas (“Collection”), apresentando o portifólio da marca que tem mais de 100 anos de veículos comerciais.






                   Para encerrar com “chave de ouro” o roteiro do mundo “sobre rodas”, a viagem chega ao espetacular museu da Porsche, com mais de 80 modelos de série, protótipos e carros de corrida. Entre as atrações, o Lohner Porsche Electrocar, veículo idealizado por Ferdinand Porsche em 1900, considerado o primeiro híbrido do mundo e a última geração da linha Porsche 911.

                   A área de exposição é dividida em três temas principais: o espírito Porsche, o ícone 911 e a história dos carros de corrida. O museu conta ainda com um dos maiores arquivos de imagens do setor automotivo: mais de 2,5 milhões de fotos e 1.500 horas de filme, além de uma biblioteca com mais de 3 mil livros sobre temas automotivos.









                   Depois de ficar de boca aberta com todos os modelos de carros mais desejados do mundo, o passeio chega em Heildelberg, conhecida pelo seu visual romântico e onde está a universidade mais antiga da Alemanha. Após o tour pela cidade universitária, há um almoço de despedida no famoso “Zum Ritter St. Georg”, construído no século XVI.

Vale a pena o passeio, não? 

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