26.11.11

The Butchart Gardens

                                 Mário Quintana nos disse uma vez: “Nossos olhos também precisam de alimento”. Façamos um passeio diferente, dessa vez. Nós vamos para Brentwood Bay, British Columbia, no Canadá. Os milhões de visitantes anuais se devem a beleza sem comparação dos Butchart Gardens (Jardins dos Butchart). Os jardins são uma amostra de flores que, reunidas, afetam todos os sentidos. O colorido, as texturas, e até mesmo o som das cachoeiras e fontes espalhadas pelos jardins fazem com que eles se tornem únicos e encantadores como poucos no mundo o são.


                                 Seus 55 acres – quase 222 600 metros quadrados – de extensão são decorados com não só flores, mas os proprietários (Robert Pim Butchart e Jennie Butchart) também fizeram questão de buscar pelo mundo aves e estátuas que complementassem a beleza do lugar. Como eles começaram tudo isso em 1904, com o tempo, a família deu continuidade ao projeto. Seu neto, Ian Ross, que em 1939 ganhou os jardins de presente de aniversário, ficou envolvido no projeto e divulgação dos jardins até sua morte em 1997. Desde 2001, a proprietária dos jardins é a bisneta dos Butchart Robin-Lee Clarke. 




                                 Em 1954, foi instalada a iluminação dos jardins em comemoração ao 50º aniversário. E em 1964, a Ross Fountain foi instalada no pavilhão inferior. Já no aniversário de 90 anos, os jardins ganharam um brasão do Canadian Heraldic Authority. E, para o aniversário de 100 anos em 2004, dois ‘totem poles’ (estátuas esculpidas em árvores largas) de 9.1 metros foram instalados.

 



                                 Com uma história e uma beleza sem comparações, não se pode deixar de visitar os Butchart Gardens. Que tal, da próxima vez que você estiver perto de Vancouver, parar para admirar as flores desse Sítio Histórico Nacional? O site do Butchart Gardens nos disponibiliza muitos vídeos e fotos dos jardins e das flores durante as quatro estações do ano. Não tem como não se apaixonar.

3 comentários: