2.3.12

Cachoeira da Fumaça

Mesmo com a caminhada difícil e cansativa, com subidas e descidas e sobre pedras escorregadias dos rios, ir conhecer a Cachoeira da Fumaça é espetacular. Ela é a segunda mais alta do Brasil e esconde-se no meio da paisagem inigualável do Vale do Capão, no Parque Nacional da Chapada Diamantina. Leve sua mochila com suprimentos básicos, sua barraca e saco de dormir, e aproveite uma trilha de três dias inesquecível.
O roteiro é sugerido pelo site www.chapada-diamantina.com.br.

1º dia

– Saída de Lençóis em uma leve caminhada durante a manhã e depois uma longa subida pela Serra do Veneno (2h) avistando as magníficas paisagens, indo até a Toca da Onça para um lanche (não se preocupe! A onça saiu pra um lanchinho). Pela tarde, sua caminhada é recompensada com um banho na Cachoeira do Palmital (foto abaixo). Nesta noite, o acampamento é feito na Cachoeira do Capivara. (foto à direita).



2º dia

Depois de 2h chegamos embaixo da magnífica Cachoeira da Fumaça (foto abaixo) com seus 420 metros de altura. Depois do lanche, aproveitamos para nadar no poço abaixo desse gigantesco chuveiro como você nunca imaginou! Retorno ao acampamento.– Saída da Cachoeira do Capivara e subida do rio até o afluente dos rios Capivara e Fumaça e a Toca da Fumaça. Lá deixamos nossas mochilas e continuamos a subir o leito do Rio Fumaça pelas pedras, com muita atenção, principalmente quando molhado, o chão pode ficar muito escorregadio.

 

3º dia

– Deixamos a Toca da Fumaça para começar a subir o Morro do Macaco até o topo da Cachoeira da Fumaça. Apesar de não ser uma escalada propriamente dita essa é uma grande subida. Há pequenos córregos no caminho para encher as garrafas e um poço para se refrescar depois do lanche. Ao final a recompensa com a mais espetacular vista do topo da Cachoeira da Fumaça. De lá, a caminhada é plana e descendo o morro, até o Vale do Capão (foto abaixo).


Um comentário: