Él Chaltén, Argentina!
Localizada a pouco mais de 200 km ao norte da cidade argentina de El Calafate, a vila de El Chaltén também tem como principal atrativo o Parque Nacional Los Glaciares.
No entanto, é um setor do parque mais selvagem e intocado pelo turismo de massa do que o setor sul. Depois de cruzar trechos da estepe patagônica beirando os lagos Argentino e Viedma, a estrada toma uma longa reta onde surge à distância a silhueta do monte Fitz Roy. Ele domina a paisagem do vilarejo com seus 3.405 metros de altitude. Fustigado pelos célebres ventos patagônicos, o pico está sempre encoberto por nuvens.
Daí seu nome em tehuelche, Chaltén, que significa montanha enfumaçada. Os nativos acreditavam se tratar de um vulcão. O pico é traiçoeiro para quem o desafia.
Atualmente, El Chaltén vive exclusivamente de serviços para turistas, quase sempre mochileiros. Seu maior charme talvez esteja justamente em sua rusticidade e sua localização privilegiada.
Há algumas boas opções de restaurantes, pizzarias e bares, além de lojas de equipamentos de trekking. As trilhas aqui, por sinal, não são tão longas, mas é bom estar ciente da presença de pumas no parque. O encontro com esses felinos é raro, mas acontece.
Todas as trilhas seguem em direção aos pés das montanhas. A principal, que parte de um estacionamento logo na saída do povoado, alcança o Campamento Poincenot depois de 8 km. O acampamento serve de base para outras trilhas, até laguna Sucia, Piedras Blancas e laguna de Los Tres.
Também é possível curtir a região sem se distanciar muito do carro. Uma estrada de terra segue do vale do rio de Las Vueltas à laguna del Desierto. No caminho, florestas e cachoeiras.
Ready? ... ~ç
Are you ready, hey are you ready for this?
ResponderExcluirVamos? ~Ç
Vamos! ~Ç
ResponderExcluirP.s.:
*-*
Another One Bites the Dust! É mui bela. ~ç