O Himalaia, ou Cordilheira do Himalaia, é a mais alta cadeia montanhosa do mundo, localizada entre a planície indo-gangética, ao sul, e o planalto tibetano, ao norte. A cordilheira abrange cinco países (Índia, China, Butão, Nepal, Paquistão) e contém a montanha mais alta do planeta, o Monte Everest.
A região é dotada de centenas de lagos. A sua grande maioria pode ser encontrada em altitudes inferiores a 5000 m, com o tamanho dos lagos diminuindo com a altitude. A flora e fauna dos Himalaias variam com o clima, índices pluviométricos, altitude e tipo de solo, gerando assim diferentes comunidades ou ecorregiões.
Na planície Indo-gangética, na base dos Himalaias, uma planície aluvial drenada pelos rios Indo, Ganges e Bramaputra, uma vegetação exuberante se distribui, de oeste para leste, variando conforme a intensidade das chuvas.
Acima da planície aluvial se estende uma faixa, o Terai, de pântanos sazonais de solo arenoso e argiloso. Os índices pluviométricos do Terai são maiores que nas planícies aluviais, e seu terreno plano, fazem com que os rios que descem velozes do Himalaia, diminuam seu ritmo, alargando seus cursos e tornando-se mais caudalosos no período das monções. O Terai possui um mosaico de vegetação, incluindo pastagens, savanas, florestas úmidas e de folha caduca.
Localizado acima do Terai, está o Cinturão de Bhabhar, um planalto de solo rochoso e poroso. Possui um clima subtropical. No oeste dessa região localiza-se uma floresta de pinheiros, onde o pinheiro-azul ou pinheiro-branco-do-butão é a principal espécie; já a região central é denominada por florestas de folhas-largas.
As também chamadas de Colinas Churia, localizam-se acima da região de Bhabhar. São pequenas cordilheiras se estendendo através dos pés do Himalaia, no Paquistão, Índia, Nepal e Butão. Consistem em várias pequenas cadeias, com altitudes entre os 600 a 1.200 metros.
As também chamadas de Colinas Churia, localizam-se acima da região de Bhabhar. São pequenas cordilheiras se estendendo através dos pés do Himalaia, no Paquistão, Índia, Nepal e Butão. Consistem em várias pequenas cadeias, com altitudes entre os 600 a 1.200 metros.
Daí, começam a surgir os Pequenos Himalaias, cadeias montanhosas de 3000 a 6000 metros de altitude.
A Região Central, que localiza-se entre os Pequenos e Grandes Himalaias, está coberta por florestas de folha caduca, e na parte superior por coníferas.
E, acima da linha das árvores, predomina vegetação arbustiva e pastagens alpinas. Entre os mamíferos encontram-se o leopardo-das-neves, o carneiro-azul, o takin, o goral-himalaio e a marmota-himalaia.
Uma paisagem imperdível. Acompanha-me?
Psiu. ~Ç
MARMOTA *-*
ResponderExcluirVamos! ~Ç