As Cidades!
A Suíça se encontra no cruzamento de diversas das principais culturas europeias, que influenciaram profundamente as línguas e práticas culturais do país. As cidades suíças são cheias de charme, cultura, atrações e surpresas. A vantagem de se ter um território pequeno como na Suíça é que em poucos lugares no mundo encontra-se tantos centros culturais, boa gastronomia e comércio variado em distancias tão curtas. A dica é: Conheça e se apaixone.
As cidades suíças são simplesmente únicas. Podemos começar pelas três que ocupam o ranking da Mercer das 'Dez Melhores Cidades para Qualidade de Vida': Zurique (2º lugar), Genebra (8º) e Berna (9º). As duas primeiras, aliás, são cidades globais: Zurique abriga uma das bolsas de valores mais importantes da Europa e é sede de numerosos bancos, tais como o UBS e o Credit Suisse, e Genebra, além de importante centro financeiro, é também conhecida como "Capital da Paz", por ser o centro mais importante da diplomacia e da cooperação internacional em razão da presença de inúmeras Organizações Internacionais e não governamentais (mais de 20 organizações internacionais e mais de 250 organizações não governamentais (ONG)).
E a capital suíça, Berna, não fica muito atrás de suas vizinhas. Com um ritmo deliciosamente calmo, tem seu núcleo medieval de prédios de arenito praticamente intacto. E algumas particularidades dão a Berna um toque todo especial, como por exemplo, ser a cidade que abrigou Albert Einsten em 1905, quado este escreveu a Teoria da Relatividade.
Lausanne é uma linda cidade às margens do Lago Genebra e deveria entrar para o roteiro por ser uma das cidades mais agradáveis do país, com uma intensa oferta cultural - teatro, dança, musica, gastronomia e vida noturna são de primeira por lá. E até mesmo porque Lausanne é denominada capital olímpica, e abriga o Museu Olímpico, que está localizado dentro de um gracioso parque a beira do lago.
Seguindo pelo rio Reno, no ponto onde Franga, Alemanha, e Suíça se encontram, a Basiléia se orgulha de sua secular tradição cultural. A parte antiga da cidade, de construções medievais e casas barrocas muito bem conservadas, e um ponto onde os bondes passam levando turistas e moradores para todas as partes. Encabeçada pelo Kunstmuseum e Fondation Beyeler (dois dos mais prestigiados centros de arte do país), a lista de museus localizados na cidade é extensa e as torres da catedral Münster completam a paisagem local.
Ao chegar em Winterthur você pode se enganar esperando tráfego, barulho e alvoroço, mas o que se encontra é uma cidade universitária, com muito verde, bicicletas e onde as pessoas ainda param nas ruas para conversar. Winterthur é uma cidade de museus e belezas exclusivas. Vale a pena uma visita.
Há ainda Friburgo, situada confortavelmente em uma península rochosa, é cercada em três lados pelo rio Saane. É uma das maiores cidades medievais da Üechtland. Mais de 200 excepcionais fachadas góticas do século XV são responsáveis pelo incomparável charme medieval de seu Centro Histórico. Tomar um café tranqüilamente e admirar as fachadas antigas e os belos chafarizes, ouvir dois idiomas locais ou apreciar o panorama do pináculo de 74 metros de altura da Catedral, com uma vista até longe, no campo – estas são algumas das experiências proporcionadas.
Mas existem cidades suíças que atraem, não só pela beleza, como por tudo que representam. Como exemplo, temos Montreux, belíssima à beira do Lago de Genebra e também a cidade palco do Festival de Jazz de Montreux, mundialmente famoso. E lá está uma das maiores atrações históricas da Suíça, o Chateau de Chillon, um dos mais bem preservados castelos medievais da Europa. Além do mais, foi nessa cidadezinha que viveram personagens incomparáveis, como Charlie Chaplin e Freddie Mercury. É inclusive em Montreux que está a estátua de bronze de Freddie Mercury mirando o Lago de Genebra. (Uma curiosidade: todo mês de setembro, desde 2003, acontece em Montreux o Memorial Day em homenagem à ele). <Veja o post completo sobre Montreux clicando aqui>
Mas não pare por aí, a Suíça ainda reserva muitos, muitos mistérios...
As cidades lá são divinas! Boas e poderosas! Aposto que posso comer rodízio de massa lá, umas 03h00 am! Eu quero! S2'
ResponderExcluir