14.2.14

Parque Nacional de Itatiaia

O primeiro Parque Nacional brasileiro, criado por Decreto em 1937. São 11.900 ha de parque, localizados entre Rio de Janeiro e Minas Gerais na Serra da Mantiqueira. Cá entre nós, Itatiaia é um nome trava-língua demais... De onde ele veio? Itatiaia tem origem tupi e significa algo como "penhasco cheio de pontas; pedra pontuda". Dá para entender: o parque se divide, a grosso modo, em uma Parte Alta e uma Parte Baixa - as altitudes variam de 540 a 2.791 metros.

Um mapa! Sempre útil.

A área do Parque abrange nascentes de 12 - isso mesmo, DOZE - importantes bacias hidrográficas regionais, que drenam para duas bacias principais: a do rio Grande, afluente do rio Paraná, e a do rio Paraíba do Sul, o mais importante do Rio de Janeiro. A Parte Baixa caracteriza-se principalmente por sua vegetação exuberante e generosos cursos d'água, com diversas áreas apropriadas para banho, e é onde está a maior parte da estrutura de visitação. Na Parte Alta encontram-se atrativos naturais como o Pico das Agulhas Negras (o ponto mais alto do Parque, com 2.791,55 metros), Maciço das Prateleiras, Vale do Aiuruóca e a Pedra do Altar (com 2530 metros). Já na Baixa, encontram-se o Lago Azul, Cachoeira Poranga, Piscina Natural do Maromba, Cachoeira Itaporani, Cachoeira Véu de Noiva e os Três Picos (local ao meio da Mata Atlântica a 1.622 m de altitude, com vista para o vale do rio Paraíba, da Serra da Mantiqueira e da Serra do Mar).

Pico das Agulhas Negras

Pedra do Altar (bem Rei Leão, não?)

Maciço das Prateleiras (que raios de nome é esse? o_o)

Cachoeira Itaporani

Cachoeira Véu de Noiva

Piscina Natural do Maromba

Três Picos

Cachoeira do Poranga

Lago Azul

Uma coisa interessantíssima para os fãs de geografia e natureza é a variação da vegetação. Toda dentro do contexto do Bioma Mata Atlântica, ela se modifica gradativamente de acordo com a altitude. Então você vai encontrar em pontos mais baixos uma Floresta Densa, com fauna e flora ricas e exuberantes, e conforme a altitude aumenta, vegetação rasteira caracterizando os Campos de Altitude, onde a flora é formada principalmente por gramíneas. O Parque Nacional de Itatiaia abriga aproximadamente 5.000 espécies de insetos, 350 de aves e 50 de mamíferos, além de inúmeros répteis e anfíbios, muitas das quais endêmicas ou ameaçadas, como o sapo flamenguinho (Melanophryniscus moreirae) - que é símbolo do Parque, a onça parda ou suçuarana (Puma concolor), o macaco muriqui (Brachyteles aracnoides), entre outras.

Sapo Flamenguinho

Macaco Muriqui

Pelo visto, não falta coisa para fazer. A área é imensa e as opções, variadas. Banhos de cachoeira, caminhadas, montanhismo, piqueniques, ciclismo e até Butterflywatching! Isso mesmo, observação de borboletas. E, como não podia deixar de ser, Birdwatching: o Parque Nacional é considerado um dos melhores locais do mundo para a prática. Atualmente pelo menos 357 espécies são relatadas para o PNI, sendo 51 consideradas endêmicas e 42 vivendo em altitudes elevadas.











Para melhor preparação dos turistas, o site do ICMBio (Instituto Chico Mendes de  - que administra o Parque) tem um Guia de Visitantes, com informações importantes sobre horários, permissões e proibições dentro do parque, valor dos ingressos (baratíssimos! Sábado + domingo = R$ 18,75/pessoa; sábado + domingo + segunda = R$ 20,00/pessoa). Vale a pena conferir antes de se aventurar.

Com tudo isso dito - e as imagens que não me deixam mentir -, você vai continuar sentado em casa?




Copyright - Kleber Luz



As informações desta postagem podem ser encontradas nos sites:
Wiki - Parque Nacional de Itatiaia
ICMBio - Parna Itatiaia

Um comentário: