16.7.12

Christchurch


Christchurch é a maior cidade da Ilha Sul da Nova Zelândia e a segunda maior cidade do país com cerca de 376.700 habitantes, localizada na costa leste da Ilha Sul ao norte da Península de Banks. É a capital da região de Canterbury. Christchurch é considerada a cidade mais inglesa fora da Inglaterra; ela foi planejada em meados do século XVIII como uma cidade modelo. A praça da catedral (Cathedral Square) é o coração da cidade.

A cidade tem fama internacional de Cidade Jardim, e anualmente ocorrem dois grandes festivais de flores, The Festival of Flower de fevereiro e o Ellerslie International Flower Show, que acontece em março. Christchurch deve aos seus fundadores pelo espetacular planejamento dos parques e jardins públicos. Convido os leitores a conhecerem o Parque de Hagley, os jardins botânicos, a Praça Victoria e ao/à Mona Vale.

O Parque de Hagley, para começarmos, é um parque público com 1.61 km², que foi criado em 1855 pelo Governo Provincial. De acordo com um decreto do governo, nessa altura, o Parque de Hagley é "reservado para sempre como parque público, e será aberto para recreação e apreciamento do público". Frequentemente o Parque de Hagley tem sido a localização de grandes reuniões de multidão; aqui se realizaram a Grande Exposição Industrial de 1882 e a Exposição Internacional da Nova Zelândia (1906-1907). Recentemente o parque recebeu vários circos e concertos ao ar-livre. 
Os jardins botânicos de Christchurch "fazem fronteira" com o Parque de Hagley. Lá se podem encontrar belas flores e árvores de todo o mundo. Os jardins atraem pássaros para o parque, e visitantes frequentemente vem ao parque para observar as plantas e a vida selvagem do parque.
A Praça Victoria foi reprojetada nos anos 80 e hoje é um delicioso parque no centro da cidade e contém um número interessante de objetos e monumentos históricos e contemporâneos. A Praça Victoria 'faz fronteira' no lado norte com o Christchurch Town Hall. O complexo Town Hall inclui três grandes elementos juntos em um prédio, sendo estes: o Auditório, o Teatro James Hay e uma área com sala de estar, um salão para convenções, restaurante e outras utilidades. (Mais Infos: http://christchurchcitylibraries.com/TownHall/).











Mona Vale é uma propriedade rural com uma história que começa em aproximadamente 1850, e hoje pertence à população de Christchurch, depois de inúmeros proprietários que fizeram dos jardins o esplendor que são. Hoje, a propriedade se adaptou ao público e as atrações vão além dos jardins, como por exemplo, o serviço de restaurante que serve chá da manhã e da tarde, bem como almoço, e em dias de bom tempo, é possível sentar-se em mesas em frente a casa, no jardim. Ainda é possível optar pelo piquenique particular, e é por isso que há uma área reservada perto do jardim. Também, durante o verão (entre outubro e abril), Mona Vale oferece passeios ao Rio Avon, que corta o centro da cidade, bem como o Parque de Hagley.







Por tudo isso, recomendo aos meus leitores uma visita à Cidade Jardim, Christchurch. Boa viagem! ~Ç







Fontes e mais informações
http://pt.wikipedia.org/wiki/Christchurch
http://www.christchurch.org.nz/
http://www.nzine.co.nz/features/monavale.html
http://christchurchcitylibraries.com/TownHall/

3 comentários:

  1. olá, Dona Moça...
    Adorei o seu blog!!!

    qualquer dia desses vou querer conhecer a história do nome, porque deste nome tão complexo.
    hehehe

    visite meu blog tbm : http://issoeconspiracao.blogspot.com.br/

    falo sobre filmes, series, livros e outras coisas...

    ResponderExcluir
  2. Oiie, Wesley!
    Sempre bom ganhar um elogio! Muitíssimo obrigada. Com um site de pouco mais de 1 ano e meio, quase acredito que fiquei boa nisso! kkk'
    Claro que hei de explicar o nome do blog, qualquer hora. Mas é muito complexa, então, prepare-se!
    Já fui bisbilhotar o seu blog. Amei, amei, amei. Deixei meu comentário na postagem do LIMBO! ótimo jogo, ótimos quebra-cabeças, simplesmente viciante.
    Espero que continue acompanhando o meu site, como eu continuarei acompanhando seu.
    Abraços,
    A Moça.

    ResponderExcluir