"É já o meu espírito que te fala, Simão. A tua amiga morreu. A tua pobre Teresa, à hora em que leres esta carta, se Deus não me engana, está em descanso.
Eu devia poupar-te a esta última tortura; não devia escrever-te; mas perdoa à tua esposa do céu a culpa, pela consolação que sinto em conversar contigo a esta hora, hora final da noite da minha vida.
Quem te diria que eu morri, se não fosse eu mesma, Simão? Daqui a pouco perderás de vista este mosteiro; correrás milhares de léguas, e não acharás, em parte alguma do mundo, voz humana que te diga:
— A infeliz espera-te noutro mundo, e pede ao Senhor que te resgate. — Se te pudesses iludir, meu amigo, quererias antes pensar que eu ficava com a vida e com esperança de ver-te na volta do degredo? Assim pode ser, mas, ainda agora, neste solene momento, me domina a vontade de fazer-te sentir que eu não podia viver. Parece que a mesma infelicidade tem às vezes vaidade de mostrar que o é, até não podê-lo ser mais! Quero que digas: — Está morta, e morreu quando eu lhe tirei a última esperança.
— Isto não é queixar-me, Simão: não é. Talvez, que eu pudesse resistir alguns dias à morte, se tu ficasses; mas, de um modo ou de outro, era inevitável fechar os olhos quando se rompesse o último fio, este último que se está partindo, e eu mesma o ouço partir.
Não vão estas palavras acrescentar a tua pena. Deus me livre de ajuntar um remorso injusto à tua saudade.
Se eu pudesse ainda ver-te feliz neste mundo; se Deus permitisse à minha alma esta visão!... Feliz, tu, meu pobre condenado!... Sem o querer, o meu amor agora te fazia injúria, julgando-te capaz de felicidade! Tu morrerás de saudade, se o clima do desterro te não matar ainda antes de sucumbires à dor do espírito.
A vida era bela, era, Simão, se a tivéssemos como tu ma pintavas nas tuas cartas, que li há pouco! Estou vendo a casinha que tu descrevias defronte de Coimbra, cercada de árvores, flores e aves. A tua imaginação passeava comigo às margens do Mondego, à hora pensativa do escurecer. Estrelava-se o céu, e a Lua abrilhantava a água. Eu respondia com a mudez do coração ao teu silêncio, e, animada por teu sorriso, inclinava a face ao teu seio, como se fosse ao de minha mãe. Tudo isto li nas tuas cartas; e parece que cessa o despedaçar da agonia enquanto a alma se está recordando. Noutra carta, me falavas em triunfos e glórias e imortalidade do teu nome. Também eu ia após da tua aspiração, ou adiante dela, porque o maior quinhão dos teus prazeres de espírito queria eu que fosse meu. Era criança há três anos, Simão, e já entendia os teus anelos de glória, e imaginava-os realizados como obra minha, se tu me dizias, como disseste muitas vezes, que não serias nada sem o estimulo do meu amor.
Ó Simão, de que céu tão lindo caímos! A hora que te escrevo, tu estás para entrar na nau dos degredados, e eu na sepultura.
Que importa morrer, se não podemos jamais ter nesta vida a nossa esperança de há três anos? Poderias tu com a desesperança e com a vida, Simão? Eu não podia. Os instantes do dormir eram os escassos benefícios que Deus me concedia; a morte é mais que uma necessidade, é uma misericórdia divina, uma bem-aventurança para mim.
E que farias tu da vida sem a tua companheira de martírio? Onde tu irás aviventar o coração que a desgraça te esmagou, sem o esquecimento da imagem desta dócil mulher, que seguiu cegamente a estrela da tua malfadada sorte?!
Tu nunca hás de amar, não, meu esposo? Terias pejo de ti mesmo, se uma vez visses passar rapidamente a minha sombra por diante dos teus olhos enxutos? Sofre, sofre ao coração da tua amiga estas derradeiras perguntas, a que tu responderás, no alto mar, quando esta carta leres.
Rompe a manhã. Vou ver a minha última aurora... a última dos meus dezoito anos!
Abençoado sejas, Simão! Deus te proteja, e te livre de uma agonia longa. Todas as minhas angústias lhe ofereço em desconto das tuas culpas. Se algumas impaciências a justiça divina me condena, oferece tu a Deus, meu amigo, os teus padecimentos, para que eu seja perdoada.
Adeus! À luz da eternidade parece-me que já te vejo, Simão!".
Enredo
Como o drama de Romeu e Julieta, a obra focaliza dois apaixonados que têm como obstáculo para a realização amorosa a rivalidade entre as famílias. A ação se passa em Portugal, no século 19. Simão é um dos cinco filhos do corregedor Domingos Botelho, rapaz arruaceiro, briguento, como todo rapaz de dezoito anos. E Simão apaixona-se por sua vizinha, Teresa Albuquerque. A briga entre a família Botelho e a família Albuquerque impede que os jovens se amem. Teresa tem então seus quinze anos.
Impedida de se casar com Simão, Teresa faz a difícil escolha imposta pelo pai: Ou casa-se com seu primo Baltazar ou vai para o convento. Obviamente, ela opta pelo convento. Como toda heroína romântica, Teresa é linda, rica, e jamais renunciaria ao verdadeiro senhor do seu coração. Baltazar a levaria ao convento, mas Simão resolve raptá-la e, numa luta, acaba por matar seu rival. E se entrega à polícia, sem fugir, pois é o típico herói romântico: digno, honesto, honrado. Matou por amor à Teresa, portanto assume seu ato e faz questão de pagar.
Enquanto Simão vai para a cadeia, sua amada vai para o convento. Mariana, filha de um amigo de Simão, apaixonadíssima pelo nosso herói e ciente de que seu amor nunca será correspondido, procura mesmo assim estar sempre ao lado de Simão, ajudando-o em todas as ocasiões - inclusive com a troca de correspondências entre o seu amado e sua rival.
Condenado à forca, a sentença é comutada e Simão é degredado para a Índia.
Como o drama de Romeu e Julieta, a obra focaliza dois apaixonados que têm como obstáculo para a realização amorosa a rivalidade entre as famílias. A ação se passa em Portugal, no século 19. Simão é um dos cinco filhos do corregedor Domingos Botelho, rapaz arruaceiro, briguento, como todo rapaz de dezoito anos. E Simão apaixona-se por sua vizinha, Teresa Albuquerque. A briga entre a família Botelho e a família Albuquerque impede que os jovens se amem. Teresa tem então seus quinze anos.
Impedida de se casar com Simão, Teresa faz a difícil escolha imposta pelo pai: Ou casa-se com seu primo Baltazar ou vai para o convento. Obviamente, ela opta pelo convento. Como toda heroína romântica, Teresa é linda, rica, e jamais renunciaria ao verdadeiro senhor do seu coração. Baltazar a levaria ao convento, mas Simão resolve raptá-la e, numa luta, acaba por matar seu rival. E se entrega à polícia, sem fugir, pois é o típico herói romântico: digno, honesto, honrado. Matou por amor à Teresa, portanto assume seu ato e faz questão de pagar.
Enquanto Simão vai para a cadeia, sua amada vai para o convento. Mariana, filha de um amigo de Simão, apaixonadíssima pelo nosso herói e ciente de que seu amor nunca será correspondido, procura mesmo assim estar sempre ao lado de Simão, ajudando-o em todas as ocasiões - inclusive com a troca de correspondências entre o seu amado e sua rival.
Condenado à forca, a sentença é comutada e Simão é degredado para a Índia.
Quando ele está partindo, Teresa, moribunda, pede que a coloquem no mirante do convento, para ver o navio que levará seu amado para longe. Após acenar dizendo adeus, morre. Seu amor exagerado a leva à perdição.
Durante a viagem, Mariana, que acompanha Simão, mostra-lhe a última carta de Teresa [a que está transcrita acima]. Ele fica sabendo da sua morte, tem uma febre inexplicável e morre. Seu amor exagerado o leva à perdição. Na manhã seguinte, seu corpo é lançado ao mar. Mariana não suporta a perda e se joga ao mar, suicidando-se abraçada ao cadáver de Simão. Seu amor exagerado a leva à perdição.
Durante a viagem, Mariana, que acompanha Simão, mostra-lhe a última carta de Teresa [a que está transcrita acima]. Ele fica sabendo da sua morte, tem uma febre inexplicável e morre. Seu amor exagerado o leva à perdição. Na manhã seguinte, seu corpo é lançado ao mar. Mariana não suporta a perda e se joga ao mar, suicidando-se abraçada ao cadáver de Simão. Seu amor exagerado a leva à perdição.
Perfeito, não?
Mui perfeito. :3
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