4.4.11

Fiji


O arquipélago de Fiji, localizado na Melanésia (Oceania), consiste de 322 ilhas, um terço das quais são desabitadas. As duas ilhas mais importantes são Vanua Levu e Viti Levu. De origem vulcânica, são as maiores, acolhendo esta última a cidade capital – Suva, o maior pólo turístico do país, uma das cidades mais sofisticadas do Pacífico Sul e onde vivem quase três quartos da população.
As ilhas Fiji são protegidas do turismo de massa por um único detalhe, tão pequeno como fundamental: na cultura dos 700 mil fijianos, a terra é sagrada e não pode ser vendida para estrangeiros. Embora 380 mil turistas visitem Fiji todos os anos, nunca se verá resorts gigantes e pasteurizados. Predominam os hotéis pequenos e charmosos, com poucos quartos geralmente os chalés locais, chamados de burês.
Para facilitar, apresentaremos este paraíso por suas regiões, que são as seguintes:





Kadavu 

A maior ilha do Grupo Kadavu - um arquipélago vulcânico formado pela ilhas Kadavu, Ono, Galoa e várias ilhas menores no Recife do Grande Astrolábio – é a Ilha Kadavu. [Okay... Finjam surpresa... 'risos'].
Kadavu possui 93 km de comprimento e largura que varia entre 365 metros a 13 km. A ilha é quase dividida em duas partes pelo istmo de Namalata, que liga a Baía de Namalata, na costa norte, com o porto natural de Galoa, na costa sul. Dentro do porto natural de Galoa fica a ilha Galoa e a pequena ilhota de Tawadromu.
A montanha mais alta da ilha é a Nabukelevu, também conhecida como Monte Washington, com 822 metros de altura, localizada no estremo oeste da ilha. Kadavu ainda possui 75% de sua floresta tropical original e uma rica diversidade de pássaros.






Viti Levu

Na capital, Suva, situada em Viti Levu, existem muitas lojas antigas e mercados tradicionais. O National Museum, o velho edifício do Parlamento e o Centro Cultural, na ilha Orchid, são locais a visitar. Não se esqueça da gastronomia local, repleta de fabulosos mariscos.
Na costa ocidental de Viti Levu, a turística Nadi, a terceira maior cidade do país, é o melhor ponto de partida para explorar as maravilhas da ilha. Apesar de a pai­sagem da região ser um convite à preguiça, a cidade e os arredores reservam atividades que exigem muita disposição como rafting, mergulho e trilhas para cachoeiras.







 




Mamanucas Islands 


As ilhas Mamanucas, que se estendem junto à costa oeste de Viti Levu, encerram os mais belos recifes de corais do arquipélago. É o destino mais popular entre os adeptos dos desportos aquáticos. Em terra firme podem observar-se várias espécies de aves migratórias e curiosos répteis.






Yasawa Islands

As ilhas Yasawa é um arquipélago de vinte ilhas vulcânicas no oeste de Fiji, com uma área de, aproximadamente, 135 km². No conjunto das Yasawa, por exemplo, existe um pequeno oásis que vale a pena. Referimo-nos a Turtle Island, onde está instalado um lodge luxuoso que recebe apenas 14 casais de cada vez. As casas foram construídas sobre a areia em madeira e estão equipadas com jacuzzi, camas king-size e telheiro. O lodge funciona em esquema “tudo incluído” e oferece inúmeras atividades, entre as quais passeios a pé e a cavalo, windsurf, mergulho, piqueniques em praias desertas e massagens.











Vanua Levu

As principais cidades da ilha são: Labasa e Savusavu. Vanua Levu possui muitos rios, incluindo os rios Labasa, Wailevu e Qawa. Estes três rios formam um delta na qual a cidade de Labasa se localiza. Labasa, com uma população de quase 24.095 habitantes, possui uma grande comunidade indiana e é o principal centro da indústria açucareira do país. Savusavu é bem menor, possui uma população de 4.970 habitantes, porém, é o principal centro turístico da ilha. O turismo vem se tornando uma grande indústria em Vanua Levu.







Taveuni 

A ilha possui flora abundante e as vezes é conhecida como a Ilha Jardim (Garden Isle).
O Lago Tagimaucia é uma das atrações turísticas mais famosas da ilha, ele ocupa uma cratera vulcânica a 800 metros de altitude e é o habitat da "tagimaucia", uma flor rara. A mais famosa cachoeira das Fiji, Cachoeira de Bouma, também está localizada na ilha.
A população está concentrada no lado oeste da ilha (protegida dos alísios). As maiores áreas urbanas são: as vilas gêmeas de Somosomo e Naqara, e Waiyevo.









Lomaiviti Islands


O grupo das Lomaiviti, ao leste de Viti Levu, é conhecido também como o Grupo Central. Tem sete ilhas principais e muitas outras pequenas. Ovalau é a principal de todas, e ao sul dela encontram-se Motoriki, Caquelai e Leluvia. Gau é a mais meridional e é eminentemente vulcânica; Nairai e Batiki estão rodeadas de arrecifes de coral; Magokai, ao nordeste de Levuka, é um antigo leprosário, e Wakaya e Koro estão começando a promover-se turisticamente.
Levuka é o centro agro-cultural, educativo e administrativo do grupo de Lomaiviti. Seu porto está protegido por uma magnífica barreira de arrecife coralino. Levuka pode ser conhecido a pé, e o lugar mais indicado para começar é o Cessiom Site, onde se assinou a cessão das ilhas à Inglaterra. Está rodeado de uma cerca e lá encontra-se três grandes pedras com placas comemorativas da assinatura.
Ao longo de Beach Street pode-se contemplar os melhores exemplos da arquitetura vitoriana da época dourada da cidade. Destacam entre estes edifícios o do antigo estabelecimento comercial de Morris Hedstrom, a estação da polícia e o Ovalau Club.
A principal excursão a realizar desde Levuka vai através da selva e de um vulcão extinto à vila de Lovoni. No meio da ilha de Ovalau, Lovoni está encaixada na mesma cratera do vulcão. Não tem alojamento para turistas, e a ela chega-se só em excursões desde Levuka. Além da paisagem convém ver o Chief's Burial Site e a Fortificação de Korolevu Hill, mostras do bravo passado do clã de Lovoni, o único de Fiji que jamais foi derrotado pelos guerreiros de Cakobau.
A 17 quilômetros de Levuka, frente à ilha de Naigani, pode-se desfrutar de Rukuruku, uma praia de areia preta vulcânica muito tranquila.
Também dentro do grupo das Lomaiviti, Wakaya é uma belíssima ilha de 880 hectares, propriedade de David e Jill Gilmour. Está situada a uns 20 quilômetros ao leste de Ovalau, sendo visível desde Levuka. Possui bosques, rochedos, formosas praias de areia branca e alguns lugares arqueológicos de importância e, sobre tudo, as mansões de muitos milionários com sua correspondente marinha.










E finalmente,

Lau Islands


Vanuabalavu é a maior de todas as ilhas do Norte do grupo das Lau, possui um mercado animadíssimo. E Kiabu, que divide um recife com a sua vizinha Yacata, é uma ilha privada, que pode receber no máximo seis visitantes de cada vez. Proporciona atividades como windsurf, vela, caminhadas e visitas a grutas.






E então, Podemos?







Ti amo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário