27.4.11

Aurora Boreal

               
                     A aurora polar é um fenômeno ótico composto de um brilho observado nos céus noturnos em regiões próximas a zonas polares, em decorrência do impacto de partículas de vento solar no campo magnético terrestre. Em latitudes do hemisfério norte é conhecida como aurora boreal, nome batizado por Galileu Galilei, em referência à deusa romana do amanhecer Aurora e ao seu filho Bóreas, representante dos ventos nortes. Em latitudes do hemisfério sul é conhecida como aurora austral, nome batizado por James Cook, uma referência direta ao fato de estar ao Sul.

                     A Aurora Boreal é um fenômeno diferente do Sol da Meia-Noite - dias após dias sem noites -, embora ambos estes belos fenômenos naturais sejam visíveis apenas nos céus do Norte. Na Lapônia, a Aurora Boreal ocorre 200 dias por ano, embora não seja sempre visível e não ocorra durante a época do Sol de Meia-noite, que acontece no Verão.

                     O Kakslauttanen (não tenho idéia como se pronuncia isso) Hotel, na Finlândia é totalmente projetado para quem quer assistir à Aurora Boreal, fenômeno de luzes que ocorre no hemisfério norte. Ao invés de apenas chalés, o hotel conta com iglus de vidro onde você pode deitar na sua cama e ficar vendo o show de luzes das intermináveis noites.







Bem mágico, não?
Vai comigo?! ~Ç

Um comentário: