10.4.11

São Petersburgo


                  São Petersburgo é uma cidade federal da Rússia localizada às margens do rio Neva, na entrada do Golfo da Finlândia, no Mar Báltico. Fundada em 1703 pelo czar Pedro, o Grande, em homenagem a São Pedro, a cidade se chamou São Petersburgo até 1914, quando passou a usar um sufixo russo, e não mais o alemão burgo, e virou Petrogrado.
Em 1918, em uma homenagem a Vladimir Ilitch Ulianov, o Lenin, líder da Revolução Russa, se tornou Leningrado. Em 1991, após o colapso da União Soviética, Leningrado voltou a ser chamada de São Petersburgo.
                  São Petersburgo foi capital da Rússia por mais de 200 anos e deixou de ser a capital em 1918, após a Revolução Russa de 1917. É a segunda maior cidade da Rússia e a quarta da Europa (em território) atrás de Moscou, Londres e Paris. A cidade possui 4,6 milhões de habitantes e mais de 6 milhões de pessoas vivem nas cercanias. São Petersburgo é um dos maiores centros culturais da Europa e um importante porto russo no Mar Báltico.

                  São Petersburgo é frequentemente descrita como a maior cidade do Oeste Europeu Russo. Entre as cidades do mundo com mais de um milhão de pessoas, São Petersburgo é a que está mais a Norte. O centro histórico da cidade e o grupo de monumentos constituem patrimônio mundial da UNESCO. 


                  Vamos entender o porquê.

Catedral Kazan




Fortaleza de São Pedro e São Paulo





Igreja do Sangue Derramado





Ponte Volodarski



Catedral de Santo Isaac - Museu





Palácio de Catarina I




Palácio de Peterhof



Praça do Palácio e prédio do Estado-Maior


Praça do Palácio e o Hermitage (Palácio de Inverno)


Obelisco de Alexandre - Praça do Palácio




Estátua Pedro I [O Cavaleiro de Bronze - Falconet]


Vamos?

Um comentário: