31.10.11

É Halloween!

                             Os Estados Unidos são o país mais conhecido por comemorar o Halloween. Lá, esta data é muito mais representativa do que no Brasil, e se destaca do resto das festividades que acontecem no decorrer do ano. No entanto, apesar de o Halloween ter ficado conhecido como uma festa tradicional norte-america, não foi lá que ele teve origem, mas sim na sociedade Celta.
                             No Brasil, o Halloween é popularmente chamado de "Dia das Bruxas" e sua comemoração é recente.
Há quem defenda que o Halloween não tem nada a ver com a nossa cultura e que a data não deveria ser comemorada aqui. Para essas pessoas, o Brasil tem um folclore muito rico e isso deveria ser mais valorizado. Devido a essa reivindicação, em 2005 o governo brasileiro criou o Dia do Saci, também comemorado em 31 de outubro.
                             Nos Estados Unidos o Halloween é caracterizado por histórias assustadoras de fantasmas, fantasias elaboradas e brincadeiras bizarras. O Halloween também se destaca por causa de sua mistura única de elementos religiosos e seculares.



                             Primeiramente, de onde vem o nome Halloween? O nome é, na realidade, uma versão encurtada de "All Hallows' Even" (Noite de Todos os Santos), a véspera do Dia de Todos os Santos (All Hallows' Day). Os cristãos vêm homenageando seus mortos virtuosos desde os primeiros dias da religião. Por terem o dom da santidade, os santos estão próximos de Deus, e podem realizar milagres na terra. No século sétimo, o Papa Bonifácio IV estabeleceu oficialmente o Dia de Todos os Santos para assim homenagear todos os santos em um só dia. A história registra tal dia sagrado antes da época de Bonifácio, mas não era um dia amplamente guardado. Originalmente, os cristãos dedicavam o 13 de maio ao Dia de Todos os Santos. Porém, no século VIII, o Papa Gregório III o mudou para dia 1º de novembro, coincidindo com o Samhain.
                             A maioria das tradições do Halloween tem sua origem no Samhain (sou-em), o antigo Ano Novo Celta. Samhain, que significa "final do verão", ocorria no final de outubro, quando o clima começava a esfriar. Em suma, o Samhain era um rito referente a todas as coisas importantes que aconteciam durante essa mudança de estação. A coincidência do dia de comemoração ajudou a trazer para o cristianismo muitas das tradições do Samhain, que eram centradas no sobrenatural e no mundo dos espíritos, idéias que não têm muito sentido para o cristianismo.
                             Apesar de certo desconforto na igreja, muitas idéias sobrenaturais persistiram nas celebrações da véspera do Dia de Todos os Santos, tornando a ocasião uma combinação notável de crenças cristãs e pagãs.






                             Mas, para além de sua origem e toda a sua rede - extensa - de significados, o Halloween é uma data bastante comemorada ao redor do mundo. E por que gostamos de levar sustos e de nos vestir como figuras assustadoras?Todos esses prazeres parecem ser características humanas universais. Como seres humanos, temos total consciência de nossa própria mortalidade e da morte em geral. As culturas humanas são obcecadas pela morte porque não podemos entendê-la, e ainda assim ela aparece em tudo o que fazemos. É um dos mistérios mais assustadores com que nos deparamos na vida. Uma maneira de se sentir mais confortável com esse mundo desconhecido é torná-lo leve como um festival. Isto deixa todas as idéias assustadoras em aberto, onde podemos encará-las mais confortavelmente, nos divertindo com outras pessoas em vez de contemplar a mortalidade sozinhos.
                             Ao nos vestirmos com nossos medos, nós os temos mais perto, tomando um certo controle deles. Isto pode ser particularmente eficaz com crianças. Elas geralmente não têm medo da mortalidade tanto quanto de figuras sinistras como monstros e fantasmas. Uma vez que elas se vestem como um monstro e brincam com a personagem, eliminam um pouco do mistério do monstro, tornando-o menos ameaçador.
                             O Halloween parece ter uma função valiosa para muitas crianças e adultos. Ele continua tão popular porque preenche nossa necessidade básica de nos referirmos aos mistérios que nos amedrontam e até mesmo de celebrá-los.


2 comentários:

  1. É uma data engraçada! Ano passado, vieram crianças aqui em casa para pedirem doces. Assustei eles, tadinhos. Mas dei doces depois. 'risos'

    ResponderExcluir
  2. Eu lembro disso. Nada como assustar crianças com um pedaço de madeira, de vez em quando. kkk'

    ResponderExcluir